Como lidar com momentos de crise?

1 IUwpZ512GkTeMZcUpnKTRA 700x389 - Como lidar com momentos de crise?

Até mesmo empresas milionárias e aparentemente estáveis passam pelos seus momentos difíceis

Experiência com crise o Brasileiro tem de sobra, entretanto, mesmo com toda essa experiência, muitos ainda se deixam levar em suas decisões pela nuvem de desespero, pela especulação e acabam tomando medidas drásticas baseadas em percepções negativas.

Sem um planejamento adequado e sem bom um acesso a informação o empreendedor não só ajuda a piorar o cenário econômico, como também arruína a grande chance de sair vitorioso e com destaque após esse momento, consolidando seu espaço no mercado.

Seguem algumas dicas de como se comportar diante da crise:

  1. Informação: A primeira coisa que o empreendedor deve fazer diante de um momento de crise é se informar com as melhores fontes possíveis, manter contato com parceiros, colegas, fazer Networking, analisar o panorama econômico a curto e médio prazo e formar sua opinião própria, sem se deixar atingir pelo pessimismo. Com uma visão mais ampla o empreendedor pode começar com o seu grande plano de ação.
  2. Estratégia de ação: Poucas empresas vão conseguir tirar o melhor da crise, então é esse o seu momento de se destacar. A maioria das empresas vão querer compensar a falta de caixa aumentando os preços de seus produtos e/ou serviços, contribuindo assim para o aumento da inflação. Se sua empresa tiver capital, essa é a hora de investir mantendo os preços, trazendo assim um diferencial pro mercado e pro seu público consumidor. Mostrando estabilidade, sua empresa ganha mais confiança e consequentemente a fidelização e admiração do seu público alvo.
  3. Plano de Ação: Monte seu plano de ação de curto e médio prazo, avaliando todas as metas que precisam ser atingidas em cada fase do plano. Não deixe de investir no potencial da sua empresa, afinal, você se dedicou muito para que o seu projeto virasse realidade. Nem se deixe abater pelo medo, continue seu plano de ação do começo ao fim, ajustando as necessidades de forma branda e medindo seus resultados. Corte os custos de forma consciente e evite dispensar o que parece “supérfluo”, mas é essencial como marketing e motivação de equipes. Aja com naturalidade diante de pequenos prejuízos, analise a sazonalidade, mude o caminho se for o caso, mas nunca aja pensando apenas no curto prazo.

No mais, é importante sempre lembrar que nem tudo é flores no mundo do empreendedorismo, até mesmo empresas milionárias passam pelos seus momentos difíceis. É por isso que todo negócio precisa ter suas reservas, além de uma estratégia de gestão de crise coerente.

Entender, vivenciar e tirar o melhor dos altos e baixos é o diferencial de um empreendedor profissional, pois é muitas vezes em meio a esses momentos conturbados que são tomadas as decisões mais geniais. Pense nisso!

E você? Tem feito suas reflexões sobre como lidar com altos e baixos e com a crise?

Comenta aqui embaixo! Eu adoraria conhecer seus pensamentos sobre este assunto! E se gostou, compartilhe esse post com seus amigos e ajude outras pessoas a encontrá-lo!

Receba as novidades do nosso blog