4 Erros comuns que os empreendedores cometem

“O maior vilão dos empreendedores inexperientes é a falta de planejamento”.

Atendo PMEs há 8 anos e posso dizer com convicção: a maioria dos empreendedores se empolga demais com o sonho de fazer seus negócios decolarem. Essa energia, apesar de ser muito benéfica, não garante o sucesso de uma nova empresa, afinal, novas ideias de negócio sempre estão sujeitas à falhas e precisam de estruturação, elaboração e observação.

Com clareza de causa eu posso afirmar que o maior vilão dos empreendedores inexperientes é a falta de planejamento. Existem muitas etapas estratégicas na modelagem de negócios e na concepção de produtos e quando essas estratégias são seguidas o resultado é um negócio que consegue se consolidar e crescer exponencialmente no curto, médio e longo prazo.

Refletindo sobre minha experiência no universo da consultoria empresarial, vou citar alguns dos erros mais comuns entre empreendedores.

Peço que leia, reflita e faça o possível para não cometê-los.

1. Falta de planejamento

Como já foi dito, é comum que empreendedores deixem o ânimo dominar o foco do negócio e esqueçam de fazer o planejamento. Isso é muito frequente quando o empreendedor entra no mercado buscando um meio imediato de renda. Ele acaba investindo intuitivamente e não dá atenção ao desenvolvimento do produto, à capacidade de aderência no mercado, às várias fontes de renda que um mesmo produto pode oferecer e cometem erros até na gestão do capital de giro. Essas questões de falta de estruturação podem arruinar negócios, mesmo aqueles com grande potencial.

2. Não avaliar o mercado e a concorrência

Não olhar a concorrência e as necessidades do mercado é um grande tiro no pé. Hoje, novos negócios surgem justamente sob um olhar estratégico do mercado. Estar sempre atualizado sobre o que está ocorrendo no mundo dos negócios e na sua área é fundamental para a estruturação e o desenvolvimento do seu produto ou solução. Os erros mais comuns de um determinado mercado podem apontar diretamente para a estratégia de diferenciação de seu negócio, trazendo à tona a inovação que o seu público alvo precisa. Com este tipo de olhar e com uma estratégia bem consolidada é possível se lançar no mercado com uma aposta muito promissora.

3. Não aliar o propósito de vida ao negócio

Focar apenas nos resultados financeiros que o ato de empreender pode trazer não garante o sucesso do negócio. Estamos vivendo uma geração onde as pessoas buscam mais qualidade de vida e um valor real em tudo que investem. Se o seu negócio é vazio, rapidamente as pessoas irão identificar esse vazio. Busque sempre trabalhar em algo no qual você acredita, isso irá criar a motivação que você precisa para ir além e ter mais satisfação todos os dias. Gerir um negócio com propósito aumenta as chances de satisfação pessoal e dos clientes.

4. Não saber valorizar seu produto ou serviço através do preço

Esse é um dos erros mais frequentes entre os empreendedores novos e também entre os mais experientes. Competição acirrada por preço não é diferencial e pode acabar com o seu negócio. O menor preço não garante aumento nas vendas e muito menos na fidelização. É preciso saber formar seus preços de forma eficiente, se colocando no mercado com precisão de entrega e retorno.

E você, já cometeu alguns desse erros na sua empresa? Comenta aqui embaixo! Eu adoraria conhecer seus pensamentos sobre este assunto! Dúvidas também são bem vindas, eu estou aqui para ajudar!

E se gostou, compartilhe esse post com seus amigos e ajude outras pessoas a encontrá-lo!

Receba as novidades do nosso blog