Experiência do consumidor deve ser o foco do seu negócio

O principal fator competitivo de uma empresa tem base na experiência do consumidor

Muitos empreendedores esquecem que antes de pensar em uma grande nova estratégia de atração, é preciso pensar em estratégias de experiência do consumidor e de fidelização. De nada adianta trazer clientes novos, se os que você já tem, andam insatisfeitos, não é mesmo?

O melhor marketing de todos ainda é o de indicação.

Em 74% dos casos (segundo pesquisa feita pela Rock Content em 2016), os clientes chegam às empresas – principalmente de serviços – por indicação de outros clientes.

A maioria das empresas preocupa-se em converter vendas e em conter reclamações. Entregar experiências positivas e ricas para seus consumidores costuma ficar em segundo plano. Se sua empresa ligar “a chave” e começar a ir na contramão dessa cultura, só isso já pode ser um grande diferencial que irá impactar o seu mercado.

Por menor que seja o investimento em experiência, ela faz toda a diferença para o consumidor e precisa ser planejada. Para criar uma experiência eficiente, é necessário elaborar cada ponto de atenção pensando na jornada do consumidor em contato com produto ou serviço. Alguns detalhes, como uma boa sala de espera, uma estratégia de pré-atendimento ou recursos de percepção de qualidade podem trazer um bom resultado.

Um depoimento recente que recebi sobre experiência foi de uma consultora de imóveis. Ela criou todo um ambiente em seu escritório para receber os seus clientes: sofá confortável, uma TV mostrando vídeos dos empreendimentos, uma música de fundo agradável, um espaço para as crianças brincarem e até alguns lanchinhos disponíveis. Ela relatou que essa entre outras mudanças na jornada de atendimento, fez com que ela conseguisse aumentar o numero de fechamentos em 25%. Ela se preocupou com os pequenos detalhes, como os casais que chegam para analisar negócios e estão com filhos pequenos, alguns impacientes, e preocupados com o bem estar dos filhos, os casais mal conseguiam se concentrar na proposta. A observação e o cuidado com esses detalhes, criaram uma experiência de compra excelente. Satisfeitos, os clientes começaram a fidelizar e a indicar.

Quer conquistar o mercado? Foque em experiência do consumidor e tenha certeza: nunca vai faltar clientes batendo sua porta.

E você, tem pensando em estratégias de experiência para a sua empresa? Comenta aqui embaixo! Eu adoraria conhecer seus pensamentos sobre este assunto! Dúvidas também são bem vindas, eu estou aqui para ajudar!

E se gostou, compartilhe esse post com seus amigos e ajude outras pessoas a encontrá-lo!

Receba as novidades do nosso blog