Fases do crescimento de um negócio

1 1 1024x1024 - Fases do crescimento de um negócio

A jornada de um empreendedor nem sempre é fácil, mas te garanto: é uma aventura emocionante! Negócios são sempre avaliados em números e o faturamento indica em qual fase o projeto está:

Fase 01. Nessa fase o empreendedor está normalmente sozinho ou com mais uma pessoa, o desafio aqui é organizar o produto, valoriza-lo e vender o suficiente para bater as metas. Nesse momento as vendas acontecem mais entre amigos e redes de contatos. É preciso ver o feedback do público e avaliar o potencial do mercado, deixando todas as pontas ajustadas para a próxima fase. Nessa etapa os empreendedores normalmente fazem cursos, treinamentos e os mais audaciosos buscam mentoria para avançar mais rápido.

Fase 02. Aqui algumas vendas já estão acontecendo e o negócio começa a ganhar mercado, crescendo em público consumidor. O negócio já tem clientes fiéis e recebe indicações, o famoso “boca a boca”. O desafio nessa fase é otimizar a gestão, fazer contratações chave, aperfeiçoar a operação e aliar marketing com produção para o que foi produzido seja vendido dentro de um dado período. Aqui alguns entram na zona de conforto, enquanto outros buscam mentoria e consultoria para crescerem mais.

Fase 03. Aqui o negócio já está estável e pronto para iniciar a estratégia de expansão. Nessa fase o desafio é ter uma diretoria alinhada, competente e atuando focada numa única direção. Fortalecer o marketing e as equipes de gerência e operações é fundamental. Nessa fase os empreendedores já entenderam o poder da educação e investem pesado em consultorias, mentorias e treinamentos para equipes, fazendo todo o possível para que o negócio rode com inteligência.

Ainda tem mais 2 fases depois dessas, a 5º e última é quando o empreendedor chega ao sonhado milhão. Nessa etapa o negócio roda no automático e o empreendedor pode, se quiser, ir pra uma ilha tirar férias. A grande maioria continua trabalhando enquanto curte a vida. Afinal, a maioria dos empreendedores amam o que fazem e é exatamente isso que os fazem chegar tão longe.

Eu sou Mentora de Crescimento e apoio empreendedores da fase 01 a fase 04.

E você, em que fase está? Tem vontade de empreender?

Receba as novidades do nosso blog

© 2018 Copyright Julyane Miranda.