A importância do Marketing de Relacionamento

O que é Marketing de Relacionamento?

Conheça o conceito e saiba quais são as vantagens para sua empresa

O Marketing de Relacionamento surgiu na década de 80 na área acadêmica, onde os estudiosos contestavam a baixa eficácia do marketing convencional para muitas situações. Essa abordagem se desenvolveu e hoje conquistou um lugar de extrema importância nas organizações.

As ações de marketing de relacionamento visam estreitar a ligação entre empresa e cliente, estimulando a fidelidade e buscando aumento da rentabilidade a partir de uma série de técnicas e estratégias personalizadas para o mesmo consumidor ao longo do tempo.

Os investimentos em marketing de relacionamento são fundamentais. Atualmente vivemos um momento onde há uma concorrência cada vez mais acirrada. As empresas que mais se destacam são justamente as que trabalham seu marketing com foco total no cliente.

As vantagens de implantar o marketing de relacionamento em uma empresa são inúmeras, entre elas se destacam:

  • Aumento de vendas: A aproximação da empresa com cliente gera mais compras e indicações, aumentando consequentemente as vendas.
  • Reconhecimento da marca: A empresa que constantemente se relaciona com seus clientes se torna mais familiar na mentalidade das pessoas. Isso aumenta a percepção de valor e a confiabilidade do público consumidor.
  • Fidelização: Com a familiaridade vem a fidelização, o cliente se sente confortável onde ele é lembrado e tem acesso a benefícios. Com isso, a concorrência fica esquecida pois esse cliente se torna totalmente fiel.

Além dessas, existem outras inúmeras vantagens de se implantar marketing de relacionamento em uma empresa. Entretanto, é importante salientar que o marketing de relacionamento não consiste em apenas falar com o cliente, é também essencial ouvi-lo. E, claro, é necessário ter os canais certos para isso.

O CRM, ou sistema de administração de relacionamento com o cliente, é a principal ferramenta de um bom plano de marketing de relacionamento. Com ele, é possível colher, organizar e gerenciar informações sobre todos os contatos realizados com o público.

Assim, com a ajuda de um CRM, a empresa pode criar perfis qualificados  que servirão de base para otimizar o atendimento e para orientar as novas estratégias de vendas, permitindo um contato mais eficiente e uma venda mais assertiva.

E você, tem feito ações de marketing de relacionamento em sua empresa?

Comenta aqui embaixo! Eu adoraria conhecer seus pensamentos sobre este assunto! E se gostou, compartilhe esse post com seus amigos e ajude outras pessoas a encontrá-lo!

Receba as novidades do nosso blog