Presença Digital: Por que a sua empresa deve estar na Internet

Você precisa de mais presença digital.

Por Julyane Miranda

Ter uma presença online ajuda a aumentar as possibilidades de conquistar clientes

Você tem trabalhado arduamente para oferecer os melhores produtos e serviços, têm investido no relacionamento com seus clientes, tem motivado sua equipe de vendas, mas mesmo com todos esses esforços, você sente que seus resultados não estão satisfatórios?

Será que você não está esquecendo de alguma coisa? Possivelmente você não está atacando uma frente essencial: a internet!

Você precisa de mais presença digital.

Não dá mais para ignorar: a atenção das pessoas está totalmente no mundo digital. Já são mais de 100 milhões de brasileiros conectados, principalmente via smartphones.

Veja os últimos dados disponibilizados pelo IBGE:

presenca digital

Se você não tem investido em presença digital, você pode ter certeza de uma coisa: neste exato momento milhares de pessoas estão pesquisando por seus produtos ou serviços na internet. E sabe quem elas estão encontrando? Os seus concorrentes.

O mercado

O mercado de venda de produtos e serviços digitais teve crescimento recorde em 2016 e a expectativa é que movimente mais de 30 bilhões de reais até 2018. As empresas que souberam aplicar corretamente o marketing digital, triplicaram seu faturamento.  Por exemplo, a Rock Content é uma startup que cresceu mais de 400% em menos de três anos, graças às suas estratégias de presença online.

Por onde começar?

Ok Julyane, eu entendi que preciso iniciar um projeto de presença digital para minha empresa, mas, por onde devo começar?

Primeiramente, você deve saber que presença digital não é apenas ter um website, ou uma página no Facebook. Presença digital vai muito além disso: é sobre como sua empresa se relaciona e conquista seu público.

Importante: A ideia não é só atrair e sim conquistar as pessoas

Muitos empreendedores falham ao contratar apenas o serviço de desenvolvimento de um website, preocupando-se apenas em ter uma página no ar. Quando a página fica pronta, o empreendedor percebe um bom resultado inicial. Sim, pois sempre dá algum resultado colocar uma página na internet, entretanto, alguns meses depois esse resultado desaparece. Por que isso acontece? Porque faltou o principal: A estratégia de comunicação.

Vou resumir aqui, uma parte da minha metodologia, focando nos pontos mais importantes da estruturação de um website.

 

INFOGRAFICO2b 1 250x299 - Presença Digital: Por que a sua empresa deve estar na Internet
Gráfico demonstrativo de uma das etapas de minha metologia de marketing.

Etapas estratégicas de um plano de marketing com presença digital:

1. Objetivos: Toda a magia se inicia pelos objetivos estratégicos. Onde seu negócio quer chegar? Quais são seus planos para curto, médio e longo prazo? Que resultados você deseja obter com a comunicação e o relacionamento com o público alvo?

2. Métricas e Resultados: Após definidos os objetivos estratégicos, é necessário prever como isso tudo vai ser medido, pensando sobre os indicadores de performance, ou seja, os KPIs.

3. Comunicação estratégica: Nesta fase Inicia-se o processo de desenvolvimento da estratégia de comunicação, que deve estar totalmente alinhada com os objetivos e os resultados que se deseja obter. Existem inúmeras ramificações na comunicação estratégica, mas, como vamos focar em websites vamos falar da estratégia de relacionamento.

4. Estratégia de relacionamento: Nessa etapa é preciso entender o público alvo e quais são os seus valores, estabelecendo uma comunicação focada e inteligente.

5. Canais de comunicação: Existem inúmeros canais de comunicação, escolhemos aqui falar sobre websites. Entretanto, nessa etapa é também é preciso prever sua divulgação em outros meios digitais, pois é preciso pensar como vamos levar as pessoas ao website, refletindo sobre quais outros canais podem ajudar a aumentar o número de acessos.

6. Website: Pronto, trouxemos as pessoas para o website, e agora? Quais páginas e informações deverão existir dentro dele? Quais ações as pessoas poderão tomar? Como será sua identidade visual? Como é possível observar no gráfico, a montagem do website deve estar conectada com todo o plano estratégico. Ele é última etapa de toda uma hierarquia, afinal, o website é o principal canal institucional de uma empresa na internet. Ele deve atuar focado na geração dos resultados.

Conclusão

O mercado digital é uma tendência mundial e está cheio de possibilidades.

Adentrando no mundo digital você será capaz de conseguir mais clientes, aumentar as possibilidades de venda e de crescimento, contando ainda com diagnósticos mais precisos sobre o comportamento de seus consumidores.

Dica: Pelos próximos 3 dias, foque em pensar nos seus objetivos pessoais e nos objetivos do seu negócio. E não demore muito para começar a colocar a mão na massa.

Construir um negócio digital de sucesso é SIM para muitos. Na verdade, é para todos.

A internet está cada vez mais popular e existem milhares consumidores buscando adquirir produtos e serviços na comodidade de suas residências.

E você, tem feito ações de presença digital na sua empresa? Comenta aqui embaixo! Eu adoraria conhecer seus pensamentos sobre este assunto! Dúvidas também são bem vindas, eu estou aqui para ajudar!

E se gostou, compartilhe esse post com seus amigos e ajude outras pessoas a encontrá-lo!

 

Receba as novidades do nosso blog